Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

''ADOLESCENTES'' NÃO SÃO ''ABORRECENTES''


 



PARA UM DICIONÁRIO DO FUTURO: ABORRECENTE: MISTURA DE ADOLESCENTE COM ABORRECER



Definição: o que é adolescência
Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Não se pode definir com exatidão o início e fim da adolescência (ela varia de pessoa para pessoa), porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde).
Adolescência e puberdade


Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução.


Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pêlos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.


Entre as meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pêlos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.


Hormônios e comportamento


Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.


Por se tratar de uma fase difícil para os adolescentes, é importante que haja compreensão por parte de pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e o diálogo neste período são fundamentais. Em casos de mudanças severas (comportamentais ou biológicas) é importante o acompanhamento de um médico ou psicólogo.


Socialização


Uma marca comum da maioria dos adolescentes é a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns.

Consulta e pesquisa: www.suapesquisa.com


Numa entrevista dada a uma conceituada Emissora de Televisão, uma psicóloga, que infelizmente, não me recordo o nome, falava com conhecimento de causa, que filho, principalmente adolescente, não é como uma plantinha, que fica lá´quietinha parada, que voce vai lá, rega e eventualmente, poda e aduba..
Filho e ainda mais adolescente, voce tem qua ficar atraz sim, e de preferencia com olhos e ouvidos bem abertos!.. Porque se não eles acabam fazendo coisas que nen Deus duvida, que nem Froid explica...Sábias palavras...E sábia também é uma amiga, que tenho e considero, que apesar de afirmar que é semi-analfabeta, fala e dá´conselhos, com a desenvoltura de uma pessoa estudada, vivida e esclarecida.
E dela a tese que filho, não vem receita, explicando como tem que ser criado, educado.que por vias das duvidas, nós como pais e responsáveis, temos quer que ser, persistentes, presentes, incansáves, até, sempre!...


                                                                   VIA : JOLIANE SABA

Um comentário:

  1. isso msm não somos aborrecentes é a apenas uma fase da nossa vida..eté parece que nossos pais nunca passaram por isso....

    ResponderExcluir